2007 - Stap comanda passeata dos ADIs pelas ruas de Guarulhos
|
Convidamos Professores de Educação Infantil (PEIs), Professores de Educação Básica (PEBs) e demais companheiros da Educação para reunião que vai definir pauta de reivindicações a ser entregue à Secretaria de Educação. Será neste sábado, 5 de outubro, às 9 horas.
Local - Sede do Sindicato (avenida Esperança, 840, Vila Progresso, Centro).
Na base - Nossos diretores visitaram diversas escolas. Eles ouviram queixas sobre deficiências, que precarizam as condições de trabalho e prejudicam os Servidores e a Educação.
Agora, que o movimento cresceu em força e unidade, vamos reunir todos os segmentos das escolas (Educadores, Assistente de Gestão e Agente Escolar, ASGs etc.). Venha debater e encaminhar as demandas gerais da Educação.
Passeata - A plenária, sábado, vai definir a pauta geral de reivindicações e também a data de uma grande manifestação pública. A ideia é fazer uma passeata até a Secretaria de Educação. Presidente Pedro durante protesto |
Atenção - Reunião unitária da Educação
Dia 5 de outubro (amanhã), no Stap, às 9 horas. Avenida Esperança, 840, Vila Progresso. Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607. Fale com um de nossos diretores. |
Reunião forte da STT aprova indicativo de greve. É justo! |
Servidores da STT comparecem em peso à reunião no Sindicato |
Se o seu patrão assina documento por melhorias e não cumpre; se ele não te fornece equipamentos (EPI) de segurança adequados; se botas, capacetes e outros itens chegam pingadinhos; se a dignidade da sua função é desrespeitada, o que você faz? Você reage!
É isso o que estão fazendo os Servidores da Secretaria de Transporte de Trânsito (STT). Eles estão indignados e vão fazer greve. A decisão foi tomada ontem (3) à noite, em reunião na sede do Stap. O encontro reuniu cerca de 50 companheiros.
Pedro - Nosso presidente Pedro Zanotti Filho afirma: “Desde fevereiro de 2011, a Prefeitura enrola os companheiros. A situação chegou ao limite. A reação é justa”.
Arrecadação - Na reunião, os companheiros observaram que o Diário Oficial publica relação e valores das multas. O jornal do dia é um calhamaço, demonstrando que a Prefeitura arrecada alto com o trabalho dos companheiros da STT. Mas não faz justiça, ao negar o PCCS específico e manter condições de trabalho indignas.
Edital - Atenção, companheiro(a). O edital chamando assembleia para decretação de greve sai em breve. Fique em contato com o Sindicato: 2468.2607. Utilize as redes sociais e ajude a mobilizar outros companheiros. Que empresa é essa do Atílio? |
O titular da Pasta, secretário Atílio, tem propagado desejo de criar uma empresa no setor (uma espécie de CET para Guarulhos).
Os Servidores – e o Sindicato – são contra. Os companheiros da STT integram os quadros da Prefeitura, por meio de concurso, e não aceitarão ser encostados aqui e acolá.
Tem mais: é empresa pra criar fábrica de multa? É mais um cabide pra acomodar comissionados? Quem vai gerir – e fiscalizar – o dinheiro que entra? Um secretário problemático, cuja empresa que geriu sofreu tantos processos em Campinas? Inclusive houve uma CPI da tal Emdec. |
Prefeitura firma acordo na STT e descumpre. Veja: |
Clique na imagem para ler |
Dia 18 de fevereiro de 2011, teve Comissão Permanente de Negociação (CPN), reunindo Sindicato, Servidores e Administração. Os quatro representantes da Prefeitura assinaram documento, garantindo o Plano de Carreira (PCCS) específico da STT.
O compromisso dos gestores municipais com a implantação do PCCS está no item E, da ata, que diz: “O Plano de Cargos, Carreiras e Salários – PCCS deverá ser discutido até a data-base no PCCS geral. Caso não seja possível finalizar as discussões até a data-base, será apresentado projeto específico para o Transporte e Trânsito”.
Nosso presidente Pedro Zanotti Filho afirma: “No momento em que a Constituição completa 25 anos, garantindo a plenitude das leis, uma Prefeitura assina documento e não cumpre. Esse tipo de comportamento gera avanço ou atraso no País? Só gera atraso!”
Assembleia dos Estatutários avalia nova proposta da Prefeitura |
24 DE SETEMBRO - Stap e Comissão de Estatutários em negociação na CPN |
Companheiro(a) Estatutário(a): A Comissão de Servidores e o Stap convocam os companheiros regidos pelo Estatuto do Servidor Público, para assembleia geral quando será apresentada a nova proposta da Prefeitura sobre a realização de concurso de promoção. A proposta foi apresentada na reunião da CPN, dia 24 de setembro.
Data/Horário/Local - Será dia 10 de outubro (quinta-feira), às 17h30, na sede do Sindicato (avenida Esperança, 840, Vila Progresso). Compareça!
As decisões da assembleia serão levadas à Administração no dia seguinte, 11 de outubro, em CPN marcada para as 9h30.
Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607. Fale com um de nossos diretores. Acompanhe também pelo Facebook do Sindicato. Veja mais informações no blog: http://estatutariosguarulhos.blogspot.com.br/ Convites da nossa festa já estão disponíveis na sede do Stap |
| Elaine Terezinha da Silva (foto ao lado, de vermelho), Agente Comunitária de Saúde (ACS) na UBS Jardim Palmira, foi nossa primeira associada a retirar convite para a grande festa da categoria, a ser realizada dia 26 de outubro.
A Servidora, que vai participar junto com seus dois dependentes, retirou os convites na terça, 1º de outubro.
Festa - Vai homenagear o Servidor por nosso dia (28 de outubro) e marcar os 25 anos de fundação do Stap, o Sindicato de todos os Servidores de Guarulhos. Acesso gratuito a sócios e dependentes, a partir das 11 horas.
Local - Sítio Vale Verde (avenida Benjamim Harris Hunnicutt, 2.680, Vila Rio).
Shows - Grandes atrações, com banda de música, escola de samba e artistas populares. Também haverá churrasco, refrigerante e cerveja.
Sorteio - De TV LCD 42”; computador, tablet e vários brindes.
Convites - Devem ser retirados por sócios na sede do Stap (avenida Esperança, 840, Vila Progresso).
Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607. Fale com um de nossos diretores.
|
Antes da Constituição de 1988, Servidor não podia se sindicalizar
|
Ulysses Guimarães mostra a Constituição | A ditadura, implantada em 1º de abril de 1964, com suporte dos Estados Unidos, atingiu em cheio o povo brasileiro. Mas atingiu principalmente a classe trabalhadora. E, entre a classe trabalhadora, especialmente os Servidores Públicos.
Um dos efeitos sobre o funcionalismo foi a proibição da organização em Sindicatos. Até 4 de outubro de 1988, Servidor só podia atuar em Associação de classe.
A Constituição restabeleceu o direito do Servidor de constituir Sindicato de classe. E nossa categoria passou a se organizar. Tanto assim que, em 2 de dezembro de 1988, a partir da garantia constitucional, nasceu o Stap.
E nossos fundadores, ao encontro do espírito da Constituição Cidadã, conforme seu Artigo 8º, criaram um Sindicato unitário. Não uma entidade para representar profissões. E sim um Sindicato de todo o conjunto, de todo o coletivo dos Servidores Municipais de Guarulhos.
Nascido na necessidade de organizar a categoria, e de fazê-lo unitariamente, nosso Sindicato é, por assim dizer, filho da Constituição escrita pelos constituintes eleitos, mas construída pelas lutas populares e sindicais.
O Brasil ainda é injusto e desigual. Mas era muito pior antes da Constituição de 1988. Por isso, quando nossa Carta Magna faz 25 anos, temos o dever de registrar os avanços e caminhar em direção a novas conquistas.
Viva a Constituição Cidadã. Viva a unidade da classe trabalhadora! Por mais direitos e conquistas!
A Constituição agregou importantes direitos trabalhistas. Alguns deles:
• Jornada de trabalho. Era de 48 horas, caiu para 44;
• Férias. Eram de, no máximo, 30 dias. Conquistamos direito a abono de 1/3, pago juntamente com as férias;
• Multa do FGTS - Empregador pagava 10% quando demitia sem justa causa. Agora, paga ao trabalhador multa de 40% do saldo do Fundo de Garantia do demitido;
• Licença-maternidade - Era de 84 dias. Subiu para 120 dias. Depois, mais recentemente, passou para 180 dias.
• Licença-paternidade - Não havia. Hoje, é de cinco dias.
• Substituto processual - O trabalhador, se quisesse, tinha de entrar com processo direto contra o patrão, sofrendo represálias. Hoje, em muitos casos, o Sindicato entra com processo em nome da categoria.
• Aviso prévio por tempo de serviço e Participação nos Lucros – O pagamento do aviso prévio dado pelo empregador tem acréscimo de dois dias por ano trabalhado. A Participação (PLR) vigora desde 2001.
• 25% na Educação - A partir da Constituição, tornou-se obrigatório investir pelo menos 25% do Orçamento Municipal em Educação. Bom para o povo, bom para os alunos, bom para os Educadores. Hoje, queremos 10% do PIB na Educação! |
|
Nossa Constituição. Nossa dignidade! |
Na quinta, dia 3, os Servidores da STT se reuniram no Sindicato. Neste sábado, 5, haverá reunião de Professores em nossa sede. Há 25 anos, reuniões assim corriam risco, pois o Servidor não tinha direito e se organizar em Sindicato. Organizar-se, até então, era considerado um ato à margem da lei.
Esse direito só veio a ser consagrado dia 5 de outubro de 1988, com a promulgação da nova Constituição.
Por isso, ao ensejo dos 25 anos da nossa Carta Magna, neste sábado, dia 5, é dever relembrar a história e reafirmar que o avanço só ocorreu porque o povo foi à luta; porque os trabalhadores ergueram a cabeça; e porque servidores exigiram um direito humano fundamental – o direito de organização e manifestação.
Viva a Constituição. Viva a unidade dos Servidores. Avante por mais direitos e conquistas!
Aprenda artes marciais no Sindicato |
A partir de 23 de setembro, os adeptos das artes marciais poderão ter aulas e praticar seu esporte preferido na sede do Sindicato. Toda segunda e quarta-feira, às 19 horas, haverá aulas de Kick Boxing e Muay Thai, com o professor Nelsinho da A.G.K.B. (Associação Guarulhense de Kick Boxing).
Local - Sede do Stap (avenida Esperança, 840, Vila Progresso).
Horário - Às 19h30 (segunda e quarta-feira).
Preços - Sócios do Sindicato: R$ 40,00 por mês; não-sócios: R$ 60,00 por mês.
Inscrições - Na secretaria do Sindicato, telefone 2468.2607. Mais detalhes, fale com o diretor Ivandro.
Ajude a mobilizar. Use as redes sociais |
O Facebook é um espaço de reflexão, comunicação e diálogo. Devemos utilizar, com sabedoria, essa ferramenta que o gênio humano colocou à disposição da nossa geração. Quanto mais utilizarmos, mais nos conheceremos, podendo veicular informações rapidamente, formando uma corrente efetiva em defesa dos nossos direitos e aspirações. Milite em seu perfil no Facebook e acesse também o do Sindicato, www.facebook.com/servidoresdeguarulhos E-mail - Fale com a gente também pela internet. Nosso e-mail é sindicato@stapguarulhos.org.br
|
|