(11) 2468-2607 / 2468-2608
• 19/03/2025 - quarta-feira

Stap visita unidades de Saúde e cobra melhorias


Diretores Rogério, Serginho e Aleixo se reúnem com representantes do Governo

Nos últimos dias, nossa diretoria avançou com veemência em defesa dos Servidores da Saúde. Houve uma força tarefa da diretoria que circulou por várias unidades de Saúde e também no Samu. Depois, houve reunião com o Governo, representado pelo diretor de RH da Saúde, Elói Marques.

Diretores que participaram das ações: Rogério de Oliveira, Robson Pacheco, Serginho Oliveira, Aleixo Marques, Denílson e Dani Deamo.

Veja abaixo as pautas tratadas e a negociação com o Governo:

- Plano de Carreira:

O plano de carreira da saúde ficou parado na gestão anterior devido à alegação de falta de orçamento. O Diretor Elói comprometeu-se a revisar o plano, avaliando a possibilidade de implementação.

Um grupo de trabalho será formado para estudar a viabilidade da atualização do plano, considerando o impacto orçamentário.

- Horas Extras Realizadas:

As horas extras realizadas deverão ser pagas em dinheiro. Não há mais pendências a esse respeito, mas o processo aguarda providências.

- Risco de Atividade no SAMU:

Foi discutido o risco envolvido nas atividades do SAMU, embora não tenha sido detalhado um plano específico para lidar com essa questão. NA visita a base do Samu, também foram discutidos sobre horas-extras que não estão sendo pagas e eles não escolhem fazer extra; baixa qualidade dos EPIs e falta de manutenção adequada das viaturas.


Diretores Denilson e Dani Deamo visitam base do Samu

- Salário de Agentes de Serviços de Saúde (Necropsia):

Existe um projeto pronto para ajuste salarial dos Agentes de Serviços de Saúde que atuam na necropsia. No entanto, o envio do projeto está impedido devido ao Decreto de Retenção de Despesas.

- Banco de Horas para Estagiários:

O Diretor Elói comprometeu-se a conversar com o Diretor de RH da Secretaria de Gestão para avaliar a viabilidade da criação de um Banco de Horas para os estagiários.

A sugestão foi de um aditivo no acordo de horas, incluindo a correção da jornada de 06 horas e 12 minutos para aqueles que têm redução de jornada pela legislação (Decreto Nº 37455 de 15 de dezembro de 2020).


Diretor Aleixo Marques conversa com Servidor no PA Dona Luiza

Condições de Trabalho nas Unidades de Saúde:

Foi destacado o caos encontrado em várias unidades de saúde durante as visitas:

- PA Dona Luiza: Trabalhadores sem cadeiras.
- Base SAMU Mikail: Equipamentos de proteção individual (EPIs) de péssima qualidade.
- UBS Marinópolis: Local insalubre e com acesso restrito.
- CTA: Falta de profissionais.
- UBS Haroldo Veloso: Banheiros dos funcionários sendo utilizados para arquivamento de documentos.

- Foi solicitado a contratação urgente de funcionários através dos concursos vigentes para preencher as vagas onde há carência.

Grupo de Trabalho para Acompanhamento das Questões dos Trabalhadores da Saúde:

Foi decidido que será criado um Grupo de Trabalho com reuniões periódicas para acompanhar as questões relacionadas aos trabalhadores da Saúde, com foco na melhoria das condições de trabalho e outras pautas que envolvem a categoria.


Diretor Serginho faz vistoria nas dependências internas do PA Dona Luiza

Próximos Passos:

Uma nova reunião foi agendada com o Centro de Controle de Zoonoses, Gestão e Sindicato para o dia 28/03.


Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home